a



» sexo
» beleza
» use e abuse
» gente
» esoterismo
» moda
» ela+ele
» comportamento
» saúde
» vida light
» gdes mulheres
» só deles
» profissões
» pé na tábua
» pratos & cia
» shenews
» ambientes
» baladas & etc
» rindo deles
» colunistas
» quadrinhos
» cartões virtuais
» concursos
» fórum virtual


 
 

 
 

»Fernanda Takai Por Aline Lima

Por vezes Fernanda Takai já foi comparada a cantora Rita Lee. Para alguns as comparações podem ser problema, não é! Mas, você acha que a vocalista do Pato Fu está incomodada? Claro que não, o que ela quer é cantar e pronto! Possuidora de uma voz fina e meiga, Fernanda conta que, mesmo sendo uma pessoa pública, leva uma vida bem normalzinha - é claro, quando sobra tempo. Além disso, a cantora também comenta a sua relação com a Internet - intensa, diga-se de passagem - e os seus planos futuros.

SHE - A banda Pato Fu é considerada uma das principais revelações do pop dos anos 90. O que fazer para ter uma carreira de longo prazo e não cair no esquecimento, como aconteceu com várias bandas de rock brasileiras dos anos 80?

Fernanda Takai - É difícil ser lembrado o tempo todo, mas acho que estamos conseguindo um lugar ao sol, pois já temos 5 discos e seguimos fazendo a música que gostamos e acreditamos. Sabemos que não podemos fazer sucesso sempre, mas contamos com gente que gosta de nós, independente disso.

SHE - No quinto cd - Isopor - vocês investem ainda mais em música eletrônica. É esse o caminho?

Fernanda Takai - Eu diria que investimos eletrônica na música. Desde as origens, em 92, o Pato Fu foi apresentado como um trio eletrônico, pois não tínhamos nem baterista! Usávamos tecnologia mais barata por falta de meios... O uso de programas e equipamentos de ponta hoje, só faz bem. Defendemos a idéia de que humanos fazem diferença sim.

SHE - Como surgiu a idéia de uma faixa interativa, presente no último cd?

Fernanda Takai - Queríamos ter feito isso há uns 3 anos, mas não havia gente interessada nem na gravadora, nem na indústria fonográfica. Pegamos um monte de CDs interativos de outros artistas que gostamos e nos reunimos com duas equipes de SP: Mamute Midia e Dino Vicente Musica. Mostramos a eles algumas coisas legais de se fazer e criamos um roteiro para a faixa. Só conseguimos colocá-la no CD porque tivemos o patrocínio do UOL, pois a gravadora até hoje não a vê como produto. O mais importante é levar mais informação sobre a banda, num CD que custa a mesma coisa.

SHE - Explique como funciona esta faixa.

Ela funciona para PC e Mac e a partir da instalação em seu computador, vc entra num ambiente de show. Há alguns filminhos que mostram o Pato Fu passando pelo palco e o deixando livre para "clicks". Depende muito da própria pessoa descobrir coisas a partir de nossos instrumentos...
Há cenas de shows, depoimentos em estúdio, fotos antigas... Existe uma passagem para o camarim, onde mais coisas acontecem. Você pode até mixar uma música, acompanhar as cifras para guitarra e violão, descobrir alguns segredos. Se a pessoa gosta de jogos, acaba descobrindo mais coisas.

SHE - Qual o seu próximo projeto? Tem um novo disco na área?

O objetivo agora é continuar a turnê que começou em Porto Alegre, no ano passado e já alcançou quase 70 apresentações até agora. Queremos fazer 200 shows deste disco até o começo do ano que vem. Disco novo só em 2001!
Faremos mais alguns clipes, mas não definimos as músicas.

SHE - O grupo é muito comparado aos Mutantes e, sua voz, a de Rita Lee. Você gosta dessa comparação?

Gosto muito da Rita, apesar de ter escutado pouco Mutantes. Acho que eles foram uma banda além do tempo! Minha maior influência foram as bandas inglesas dos anos 80. Já fizemos vários shows com a Rita e ela vai gravar uma música do John em seu próximo CD!

SHE - Quais são suas referências no cenário musical?

Atualmente ouço muito Radiohead, Bjork, Sheryl Crow, Pizzicato Five, Karnak, Chico César, Zelia Duncan, EBTG, Suzanne Vega...

SHE - O que você está ouvindo atualmente?

O novo CD da banda Cibo Matto, Los Hermanos, o trabalho solo do Marcelo Bonfá, Massive Attack...



 

  TIMIDA [clique aqui para conhecê-lo(a)]
   
"QUERIDA VC NÃO TEM VOZ PRÁ CANTAR...PARECE QUE MIA...TEM DIFICULDADE PARA CANTAR MAIS ALTO...POXA SERÁ QUE NINGUÉM AINDA VIU ISSSO...."
  carlota joaquina [clique aqui para conhecê-lo(a)]
   
"Não acho que a Fernanda tenha uma voz parecida com a da Rita, as vozes são totalmente diferentes, uma não tem nada a ver com a outra"
  Sheilinhalidy [clique aqui para conhecê-lo(a)]
   
""EU ADORO O PATO FÚ. Gostei da matéria.A voz dela é maravilhosa. Quem falou que ela não tem voz, é porque está morrendo de inveja, não deve nem saber cantar. Duvido se ela canta melhor do que a Fernanda Takai. "
  rosinha-cheirosa [clique aqui para conhecê-lo(a)]
   
"adorei a materia, pois sou muito fã do grupo pato fu, é muito difisil ver uma materia sobre o grupo. "
  J@p@_G¥rL [clique aqui para conhecê-lo(a)]
   
"A eu não curti muito não deveria fazer mais materias com CPM 22 , Charlie Brown JR e etc..."
  val_little [clique aqui para conhecê-lo(a)]
   
"A Fernanda é maravilhosa! Eu sou suspeita de falar... Tenho um fã clube - Psicopatos - no Paraná (psicopatos@yahoo.com.br). Quanto mais matérias e entrevistas dos "patins" melhor! Viva o Pato Fu! Viva o Rock nacional!"
  Cameron [clique aqui para conhecê-lo(a)]
   
"Eu conheci o Pato Fu num show que fui no Caneção(RJ) e amei,adoro a Fernanda ela é doce e simpatica a musica deles são demais"
  CrAzY bh [clique aqui para conhecê-lo(a)]
   
"nota 1.000 adoro a Fernadinha!!Adoro o Pato Fu.Reportagens com eles ñ podem faltar,oks??!"
  fifizinha51 [clique aqui para conhecê-lo(a)]
   
"Ah, adorei a matéria! Ficou excelente. Aliás, o Pato Fu é uma das bandas de maior sucesso daquelas antigonas dos anos 80, 90... tá de parabéns mesmo, Fernando e todo mundo da banda! bjos"


 
 
  Adicione sua opinião:  
 
  Agora dê sua nota:  
 
   
 
índice | home





© 2000 :: She.com.br :: Todos os direitos reservados.