a



» sexo
» beleza
» use e abuse
» gente
» esoterismo
» moda
» ela+ele
» comportamento
» saúde
» vida light
» gdes mulheres
» só deles
» profissões
» pé na tábua
» pratos & cia
» shenews
» ambientes
» baladas & etc
» rindo deles
» colunistas
» quadrinhos
» cartões virtuais
» concursos
» fórum virtual


 
 

 
 

»É possível obter conforto e bem-estar com iluminação planejada Por Luciana Aulicino - Fran Press

Apesar de, muitas vezes, não receber a devida atenção, a quantidade de luz deve ser adequada a cada espaço, de acordo com as atividades desenvolvidas no local. A iluminação exerce um papel extremamente importante, uma vez que pode aumentar a disposição das pessoas para as tarefas diárias, assim como a motivação e o rendimento. A segurança e a saúde são fatores também relacionados à correta luminosidade, pois auxiliam na prevenção de acidentes.



Mas como unir conforto, eficiência e economia quando se trata de iluminação? A resposta é simples: planejamento. É aconselhável definir quantos pontos de luz são necessários e que tipo de produto é mais apropriado. Em espaços que pedem mais claridade, como os de leitura, por exemplo, uma luz focada e próxima é mais eficiente. Nas salas de TV, a luz pode ser mais amena em harmonia com a imagem da televisão. O planejamento também ajuda na economia de energia elétrica. Em casa, uma das maneiras mais apropriadas de conter os gastos é substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes (compactas ou tubulares), pois elas são até 80% mais econômicas que as incandescentes comuns, tornando-se uma excelente ferramenta contra o desperdício.



A cor (tonalidade) da lâmpada também influencia no conforto. Poucos consumidores sabem, mas as lâmpadas fluorescentes podem ser produzidas nas tonalidades amareladas, azuladas ou neutras e cada uma delas têm sua propriedade. A branca-amarela é indicada para quartos e salas, já que remetem a conforto e aconchego e passam a sensação de tranqüilidade; a branca-azulada é indicada para banheiros e cozinhas, pois passam uma sensação de limpeza e frescor e mantêm as pessoas mais ativas; e a branca-neutra torna os ambientes claros sem interferir nas atividades exercidas no local.



Pode parecer que para iluminar um ambiente basta instalar uma lâmpada no local, mas depois dessas dicas, notamos que um projeto luminotécnico bem feito faz toda a diferença. Em caso de dúvida, consulte um profissional da área para orientá-lo sobre a melhor forma de se obter o resultado esperado. Você terá uma enorme surpresa com o resultado desta nova iluminação, visto que determinados locais são mais bonitos e atraentes à noite, com o auxílio da iluminação, que durante o dia.



Eduardo Leonelo é engenheiro eletricista formado pela FAAP. Atualmente é gerente de produtos da Sylvania Iluminação, multinacional presente no Brasil desde 1947 e com estrutura própria para todos os processos da fabricação de lâmpadas. A empresa possui oito centros de competência distribuídos pelo mundo e vem conquistando notável destaque dentro do seu segmento de atuação.




 
 
  Adicione sua opinião:  
 
  Agora dê sua nota:  
 
   
 
índice | home





© 2000 :: She.com.br :: Todos os direitos reservados.