a



» sexo
» beleza
» use e abuse
» gente
» esoterismo
» moda
» ela+ele
» comportamento
» saúde
» vida light
» gdes mulheres
» só deles
» profissões
» pé na tábua
» pratos & cia
» shenews
» ambientes
» baladas & etc
» rindo deles
» colunistas
» quadrinhos
» cartões virtuais
» concursos
» fórum virtual


 
 

 
 
»

Ok, carnes duras para o corpo, carnes macias para o rodízio. Todo mundo acha que um corpo firme é bacana e para isso, muita gente substitui até a carne original por materiais químicos industriais.

Mas ao contrário da firmeza física, que diminui com o tempo, é possível investir em outra firmeza, a do caráter, que pode melhorar com o passar dos anos.

Sentir firmeza, como diz a expressão popular, é uma maravilha. Quando você está em equilíbrio, centrada (como dizem os psiquiatras), a sensação de firmeza traz uma imensa alegria à alma. Ter firmeza é conseguir falar sério, dizer coisas verdadeiras e duras sem ofender. É ser capaz de ensinar, alertar, aprender, ouvir, sem despertar a ira.

Sou uma aprendiz da firmeza, mas comecei a perceber sua essencialidade surpreendente. Ser firme não é ser duro ou inflexível, é ser... consistente. Ter... substância. Não é a fé cega ou a idolatria ignorante, mas a comunhão verdadeira com o universo.

Outro dia, num exemplo simples, a firmeza me pegou. Eu estava no litoral norte, fazendo uma caminhada e ao ver uma florzinha bonita e amarela no meio do mato, estendi a mão para arrancá-la, apenas pelo prazer de andar com ela na mão ou de colocá-la no cabelo. Assim que estiquei o braço, uma abelha pousou sobre a flor. Imediatamente compreendi que deixá-la ali seria o mais natural. Recolhi o braço e levei comigo algo maior que a flor não arrancada.

Ser firme é mais fácil do que se imagina e se parece difícil é porque estamos raciocinando pelo caminho errado. Para ser firme não é preciso ter a segurança da fortuna, o escudo da beleza física ou o apoio do poder. A firmeza brota do espírito bem alimentado, exercitado. E como se nutre o espírito? Com calma, meditação, respiração funda, e tudo o que provoca sentimentos plenos e expansão da consciência.

O mais incrível é que assim que você começa a ter essa firmeza, subitamente, tudo entra nos eixos. As coisas começam a acontecer, as pessoas certas aparecem em sua vida, seus méritos são reconhecidos.

Mágica? Não, natureza. Sempre firme, sobrevivendo, linda, como nós todas podemos ser.

Firme aí, colega. E qualquer coisa, escreva.









índice | home
..